Marco Meda

Marco Meda

Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.

Eneatipo #5: ANALÍTICO, INVESTIGADOR

  1.  É um buscador de conhecimento e objetividade. Busca PRIVACIDADE! É também chamado de INVESTIGADOR.Prima por conhecimento. É racionalista. É considerado o mais OBSERVADOR do Eneagrama.
  2.  
  3. • Animal: Coruja (símbolo da inteligência).
  4. • Dons de Liderança: A importância da objetividade.
  5. • Riscos da Liderança: Desconectado, reservado, muito independente, pouco assertivo, pouca ênfase nas relações, crítico dos outros. Muitas vezes APÁTICO.
  6.  

Principais características

 

  • – Tipo CONCETRADO, cerebral. 

  • – São pessoas alertas, perspicazes e curiosas. 

  • – Conseguem abstrair-se de tudo e concentrar-se no cultivo de ideias mais complexas. 

  • – Independentes e inovadoras, quando excessivamente dedicadas a seus pensamentos e construtos imaginários. 

  • – Podem mostrar-se distantes e irritadiças. 

  • – Seus maiores problemas são o isolamento, a excentricidade e o niilismo (redução ao nada, não existência). 

  • – Considera que crenças e valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou necessidade de existência. 


Em seu aspecto mais positivo:

 
 Em seu aspecto mais positivo, são como pioneiros e visionários que vivem adiante de seu tempo e veem o mudo de uma forma inteiramente nova. 

 

Sua essência:

 

O estado mental superior do 5 é a ABUNDÂNCIA. Esta é a compreensão direta de que os recursos e a energia estão disponíveis para todos e fluem livre e continuamente 

 

Sua personalidade: 

 

 Na personalidade esta abundância cai para o mental inferior na crença chamada de ECONOMIA ou ESCASSEZ. É um pensamento recorrente fixado em controlar, organizar e planejar, por apego, os próprios recursos (espaço, tempo, conhecimento, energia, dinheiro). Por trás disso, está a formação de uma crença limitante muitas vezes inconsciente, segundo a qual não há recursos suficientes para todos na natureza e , por isso, é preciso economizar e controlar para garantir que não se fique sem nada. 

  

Sua virtude:

 

 A virtude do 5 é o NÃO APEGO ou DESAPEGO, um sentimento superior e nobre de que não é necessário apegar a nada e nem economizar envolvimento emocional, bastando apenas deixar as coisas fluírem e aceitar a sua parte nisso tudo. Ou seja, não há a necessidade de se apegar a conhecimentos, bens materiais, pessoas, pois o fluxo é contínuo e sempre haverá mais.  

 

Sua paixão:

 
 A paixão do coração no tipo 5 é exatamente o contrário desta virtude que promove o desapego. É emoção viciada de se apegar de coisas, pessoas e conhecimento. O nome que damos a esta paixão é AVAREZA. Uma apego a uma necessidade de saber, de entender e de conhecer para preencher o mundo emocional.  

 

Esse apego pode ter uma relação a uma pessoa, a um estilo de vida, a determinadas ideias e convicções ou até mesmo uma emoção. Mas, a Avareza também é uma economia na expressão dos sentimentos, na conexão emocional. 

 

A criança ferida do tipo 5:

 

 A criança do Tipo 5 não recebeu afeto. Ficou marcada para o resto da vida por uma anorexia emocional. A criança internalizou isso como sensação de não ser vista. Sente-se um nada. E se ninguém me vê, ninguém vai prover as minhas necessidades e então eu tenho que me virar sozinho.  

 

Além disso, se ninguém me vê, a qualquer momento podem me invadir, me pisar, me desrespeitar, me anular ou invalidar. Assim, fica uma sensação de vazio emocional e uma sensação de não saber lidar com gente. Para se proteger, esta criança desenvolveu o MECANISMO DE DEFESA do ISOLAMENTO DA AFEIÇÃO, onde entrar em contato emocional é assustador para o Tipo 5, na verdade paralisante.  

 

Aparece um medo gigantesco de não ser correspondido ou ainda o um medo maior de ser invadido na sua intimidade. Por isso, a estratégia é não entrar em contato com as emoções e permanecer na cabeça, na atividade mental. 

 

Mecanismos de defesa:

 

ISOLAMENTO EMOCIONALTrata-se de uma distância automática que o tipo 5 mantém do contato imediato com as próprias emoções, especialmente nos relacionamentos, evitando criar uma ligação afetiva profunda com os outros. Essa é uma das estratégias da personalidade para se proteger no mundo da razão, da lógica, que é mais previsível e controlável do que o irracional mundo do coração.  

 

O tipo 5 muitas vezes refugia-se da vida, e das experiências emocionais por meio da criação de modelos mentais, pensamentos e até análises lógicas das próprias emoções. Há uma desconexão das emoções fortes no momento em que elas surgem, o que faz com que precise de uma privacidade posterior para entender o que está sentindo. 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o seu eneatipo