Marco Meda

Marco Meda

Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.

Eneatipo #6: PRECAVIDO, PARTIDÁRIO

 

  1.  É um buscador de segurança, previsibilidade, planejamento e insights. Busca PRECAUÇÃO! É também chamado de GUARDIÃO ou LEAL.Prima por segurança. É legalista. É considerado o mais QUESTIONADOR do Eneagrama!
  2.  
    1. • Animal: Canguru(na dúvida, bate!).
    2. • Dons de Liderança: Insight e Planejamento.
    3. • Riscos da Liderança: Preocupado, muito comprometido, muito desafiador, não gosta de ambiguidade. Muitas vezes CONTROLADOR.
  3.  

Principais características

 

  • – Tipo DEDICADO, que valoriza a segurança. 

  • – São pessoas esforçadas, responsáveis e dignas de confiança. 

  • – Podem ser defensivas, evasivas (cheia de desculpas) e muito ansiosas, estressando-se só de reclamar do stress. 

  • – Costumam ser indecisas e cautelosas. 

  • – Podem mostrar-se reativas, desafiadoras e rebeldes. 

  • – Seus problemas mais comuns são a insegurança e a desconfiança. 

  •  

 

Em seu aspecto mais positivo:

 
E seu aspecto mais positivo, são dotadas de muita estabilidade e autoconfiança, defendendo corajosamente os mais necessitados. 

 

 

Sua essência:

 

 

O estado essencial do tipo 6 é a FÉ. A divina Fé é o resultado da compreensão direta e profunda de que nossa verdadeira natureza é o nosso espírito, nossa essência e não nossa personalidade. Uma certeza íntima de que existe algo maior que nos rege e nos protege e, assim, podemos ficar tranquilos.  

 

Uma compreensão de que, ao contrário da nossa parte material, nossa verdadeira natureza espiritual nunca está em risco. Significa também uma capacidade de acreditar sem precisar de evidências, provas ou conhecimento, apenas com base na intuição de algo superior. 

 

 

Sua personalidade: 

 
 No desenvolvimento da sua personalidade, o tipo 6 perde a Fé e coloca em seu lugar um hábito de pensamento repetitivo chamado de PRECAUÇÃO ou DÚVIDA ou ainda PREOCUPAÇÃO. É um foco no questionamento, no ceticismo. Em sua cabeça, as coisas podem sempre dar erradas, assim é fundamental ter um plano B para se prevenir. Para o tipo 6, o mundo parece perigoso e imprevisível, não se pode acreditar em nada que não seja provado várias vezes.  

 

É preciso desconfiar de tudo e de todos, para ter certeza de alguma coisa. É necessário fazer infinitas perguntas e levantar inúmeras informações. É fundamental estar em vigília constante. Como a fé interna é perdida, o tipo 6 recorre a comprovação externas, que quase sempre não é suficiente.  

 

Assim aparece uma dúvida com relação as suas capacidades e a sua autoridade interna, gerando inúmeras inseguranças sobre si mesmo e uma necessidade de usar a autoridade de outras pessoas como suporte para reconquistar a segurança. “Será mesmo que eu consigo fazer isso? Preciso que você me diga!” 

  

 

Sua virtude:

 

Chamada de CORAGEM, significa agir pelo o coração. É uma qualidade emocional superior de viver a vida como ela é, com o coração aberto. Suas ação são fundamentadas apenas neste sentimento, nessa ligação com aquilo que há de mais importante para ele. Não há hesitação, não há racionalização, não há possibilidade de algo ser diferente ou não dar certo.  

 

 

A atitude é diretamente comandada pelo corpo e pela alma de forma natural. Essa virtude aponta para o fato de que a segurança de que precisamos deve ser encontrada dentro de nós mesmos e de que somos os responsáveis pela nossa existência. 

 

Sua paixão:

 
Aqui surge uma emoção física viciada, exagerada, descontrolada e repetitiva que se sobrepõem as demais. Essa emoção chama-se MEDO ou ANSIEDADE. Trata-se de um sentimento que traz a sensação de perigo constante, iminente, de falta de proteção, de incerteza e que é traduzido em uma grande ansiedade corporal em busca de previsibilidade e segurança.  

 

Essa ansiedade aparece acompanhada de uma expectativa de que alguma coisa vai dar errado, uma preocupação constante ligada a algo real e consciente ou mesmo a medos inconscientes, que não têm base na realidade externa.  

 

Assim o tipo 6 criar DUAS ESTRATÉGIAS de sobrevivência bem diferenciadas: os TIPOS 6 FÓBICOS, que se movem física e psiquicamente para longe de seus medos e buscam segurança em autoridades externas, e os TIPO 6 CONTRAFÓBICOS, que se move na direção dos seus medos (muitas vezes inconscientes) em busca de prova de que não têm medo (algo bem diferente da virtude da Coragem), buscando força e segurança na sua contestação e no conflito com autoridades externas. 

 

A criança ferida do tipo 6:

 

 

 

 A criança do Tipo 6 perdeu a confiança em alguém que era o seu porto seguro, sua âncora. E sentiu-se só. E sentindo-se assim, achou-se desprotegido. A sensação é de que a qualquer momento pode acontecer alguma coisa ruim, e eu estou só e não tenho ninguém para me proteger. A sensação é sempre de estar só e não ser capaz de seguir.  

 

Aí começa a estruturação da Personalidade do Tipo 6, criando os mecanismos necessários para sobreviver. Algumas crianças desenvolvem a tendência para buscar proteção e outras desenvolvem o comportamento rebelde e agressivo, para esconder o medo.  

 

Desta maneira surge o MECANISMO DE DEFESA do Tipo 6: a PROJEÇÃO. Projetar, mentalmente, os cenários possíveis, imaginar tudo o que pode acontecer, sobretudo o que pode acontecer de mais negativo, pois a sensação é de estar sempre sozinho e a qualquer momento pode acontecer algo ruim.  

 

Mecanismos de defesa:

 

PROJEÇÃOÉ uma tentativa da personalidade de dizer a si mesma que seus medos internos são reais, que são fundamentados em um mundo externo que é perigoso e imprevisível, repleto de pessoas em que não se pode confiar plenamente. Ele mantém um afiado radar mental sempre alerta, prestes a soar um sonoro alarme de perigo. Trata-se de uma vigilância constante.  

 

A projeção consiste ainda em projetar sempre os piores cenários, imaginando o mais negativo de forma catastrófica. É projetar o medo interno para fora, fazendo com que ele apreça justificado em manchetes de jornais. 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o seu eneatipo