Marco Meda

Marco Meda

Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.

Eneatipo #9: MEDIADOR, PACIFISTA

É um buscador de harmonia, consenso e inclusão. Busca a PAZ! É também chamado de PACIFICADOR. Prima pela harmonia. É pacifista. É considerado o mais PRESERVACIONISTA do Eneagrama!

  1. • Animal: Elefante (agressivo-passivo, presença e segurança).
  2. • Dons de Liderança: Inclusão e Consenso.
  3. • Riscos da Liderança: Não assertivo, esquece prioridades, procrastina e agressivo-passivo. Muitas vezes FOGE dos conflitos.
  4.  

Principais características

 
  •  Tipo DESCOMPLICADO. 

  • – De fácil convivência. 

  • – São pessoas constantes, crédulas e receptivas. 

  • – Bom coração e são fáceis de se contentar. 

  • – Vão longe demais na disposição de ceder para manter a paz. 

  • – Exageram na complacência na ânsia de evitar conflitos. 

  • – Seus maiores problemas são a passividade e a teimosia. 

 

Em seu aspecto mais positivo:

 

São incansáveis em sua dedicação de se aproximar dos demais e resolver mal-entendidos. 

 

Sua essência:

 

No estado mental superior do Tipo 9, chamado de AMOR, existe a presença do amor incondicional disponível em igual proporção para toda a humanidade, inclusive para ele. Trata-se de uma crença divida profunda que ele tem em relação ao seu valor e à sua importância como pessoa, assim como à valia de todas as outras. Trata-se ainda de uma percepção que o 9 tem de que ele tem igual e fundamental valor como ser, de que sua existência é de extrema importância para o todo, assim como o e a existência das demais pessoas. É uma sensação de pertencimento e, principalmente, de união entre todas as coisas e pessoas, que no fundo fazem parte de uma única unidade. Com o tempo, essa percepção da mente superior é perdida, dando origem a uma percepção mental inferior, a um conjunto de filtros repetitivos de pensamentos (fixação) que, para o Tipo 9, são chamados de INDOLÊNCIA. 

 

Sua personalidade: 

 

A INDOLÊNCIA aparece como uma sensação de menos valia, a qual gera a tendência a acomodação e a falta de energia. Trata-se de uma crença de que, para ter direito ao amor incondicional e se sentir pertencendo, ele precisa se harmonizar com todas as pessoas e coisas, evitando conflitos e choques tanto internos como externos, mantendo-se na zona de conforto e concentrando sua energia em distrações e pontos menos importantes, que o fazem esquecer dos principais esforços e modificações que precisa fazer para crescer psicologicamente e espiritualmente. Para o Tipo 9 é necessário estar disponível, atender às demandas dos outros e gerar o mínimo de conflitos possível para ser aceito e se sentir parte do mundo. 

 

Sua virtude:

 

Sua virtude ou emocional superior é chamada de AÇÃO CERTA. É uma grande qualidade da essência do 9, segundo a qual é natural agir imediatamente para fazer a prioridade que precisa ser feita. Não há procrastinação de qualquer atitude que leve ao crescimento pessoa, gere ela conflito externo ou não, exija ela renúncias, energia e disciplina ou não. Simplesmente o que precisa ser feito é feito como impulso do corpo e do coração. Com o afastamento dessa virtude essencial, o tipo 9 desenvolve uma emoção descompensada e recorrente, a qual você já viu aqui neste material e chamamos de paixão do coração. É o coração inferior! No caso do 9 é chamada de INÉRCIA ou PREGUIÇA. 

 

Sua paixão:

 

A INÉRCIA ou PREGUIÇA, aparece como uma preguiça interna, e muitas vezes externa também. É uma vontade de deixar as coisas como estão para que não deem trabalho ou gerem algum tipo de conflito. É uma grande tendência a Zona de Conforto, a não olhar para aquilo que precisa ser modificado, a não olhar para os próprios desejos, para as conquistas que quer fazer e para os passos que precisam ser dados. Assim, o 9 direciona esta inércia para o esquecimento dele mesmo e para não ver o que incomoda. Suas prioridades acabam ficando pra trás quando comparadas às prioridades ou as necessidades das pessoas ao seu redor. Atende os outros, harmoniza, mas perde energia na hora de se atender. Distrai-se, dizendo: “isso não é tão importante, deixa pra lá!” 

 

A criança ferida do tipo 9:


A criança do tipo 9 tem memórias de uma infância onde se sentiu desconsiderada. Foi assim que ela interpretou. Sentiu-se largada, preterida, esquecida e sem importância. Muitas crianças do tipo 9, cresceram ouvindo: Cala a boca! Você sabe lá o que está falando?! 


Assim, estas crianças percebiam que o que estavam falando não era levado em conta. Por outro lado, outras crianças eram valorizadas e escutadas. O que ela fazia, ou ninguém via, ou era censurado. E a criança foi então internalizando a sensação de: eu não sou importante. O que eu falo não tem valor. O que eu faço não é importante ou até acaba gerando conflito. 


A maioria das crianças do Tipo 9 viveram em ambientes de conflito familiar, geralmente tensão, brigas entre pai e mãe e não souberam lidar com isso. Sentiram-se perdidas no meio do conflito e isso gerou uma grande confusão interna na qual não souberam lidar. Pode ser ainda que algumas destas crianças sentiram-se mimadas e superprotegidas (geralmente por um dos pais) e não entenderam o por quê. Em qualquer destas situações, a criança sentiu uma confusão interna, ficou sem entender o que acontecia e o porque acontecia. 


E isso é o determinante para ser um tipo 9, não é o fato em si e sim o que a criança interpretou dele, como ela sentiu. Na criança do Tipo 9 isso gerou uma grande angústia e ela começou desde cedo a desenvolver o hábito de se desconectar, de desviar a atenção daquilo que incomoda. Esse hábito de desconectar, de desviar a atenção daquilo que incomoda, da confusão interna e da angústia que sente, vai se tornar o Mecanismo de Defesa do 9, a NARCOTIZAÇÃO, a tendência para se anestesiar. 

 

Mecanismos de defesa:

 

NARCOTIZAÇÃO. Este mecanismo de defesa aparece como uma forma mental, emocional e física de se anestesiar, desviando a atenção de tudo o que gera ou poderia gerar conflito, seja um conflito externo ou com ele mesmo. Na hora exata do 9 dar aquele passo rumo a concretização de um sonho pessoal, a um plano que seja só dele (e não feito por outras pessoas), de tocar adiante suas verdadeiras prioridades de crescimento, aparece uma canseira, uma névoa que não lhe permite enxergar direito o caminho, um convite irresistível para se distrair com alguma coisa agradável e que dê menos trabalho. Assim, o tipo 9 deixa pra depois a sua prioridade pessoal.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o seu eneatipo