Marco Meda

Marco Meda

Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.

Eneatipo #7: OTIMISTA, ENTUSIASTA

É um buscador de inovação e flexibilidade. Busca PRAZER! É também chamado de ENTUSIASTA. Prima por prazer e inovação. É Generalista. É considerado o mais SONHADOR do Eneagrama!

  1. • Animal: Macaco (pula de galho em galho, adora se divertir).
  2. • Dons de Liderança: Inovação e Flexibilidade.
  3. • Riscos da Liderança: Impulsivo, não focado, rebelde, evita situações dolorosas, empatia inconsistente pelos outros, reativo a críticas, racionaliza, não gosta de rotina. Muitas vezes ANSIOSO.
  4.  

Principais características:

 
  • – Tipo PRODUTIVO, sempre ocupado. 

  • – São pessoas versáteis, espontâneas e otimistas. 

  • – Práticas, brincalhonas e joviais. 

  • – Podem mostrar-se dispersivas e pouco disciplinadas. 

  • – Tendem a assumir mais responsabilidades do que podem dar conta. 

  • – Sua eterna busca de novas emoções pode levá-las a não terminar o que começam, exaustas pelo excesso de atividades. 

  • – Seus maiores problemas são geralmente a superficialidade e a impulsividade. 

 

Em seu aspecto mais positivo:

 

Em seu aspecto mais positivo, mostram-se capazes de concentrar-se em metas louváveis, realizando-se e tornando-se cheias de alegria e gratidão. 

 

Sua essência:

 

A qualidade mental superior da essência do tipo 7, chamada de OBRA, de PLANO DIVINO (MISSÃO), representa a compreensão profunda e divina que há um plano maior traçado pelo universo para todas as coisas que acontecem. Nessa obra divina, não cabe ao indivíduo moldar seu futuro e suas expectativas, fugir da dor e querer que a vida seja exatamente como sua mente humana planeja que seja. Cabe a ele compreender e se entregar a esta obra, a este fluxo, cumprindo o papel que lhe foi desenhado (trabalho) e se comprometendo com o seu trabalho de crescimento espiritual por meio da aceitação de todas as experiências que a vida lhe traz em sua máxima profundidade, sejam elas tristes e frustrantes ou cheias de alegria e prazer. 

 

Sua personalidade:

 

Esse estado é esquecido e surge o PLANEJAMENTO. É um constante estado de alerta da rápida mente do tipo 7, que analisa e rastreio todas as possiblidades de acontecimentos em seu futuro, procurando traçar um caminho onde haja apenas prazer e alegria, sem qualquer confronto com tristeza, sofrimento ou frustração. Como consequência, e raro para o tipo 7 estar plenamente no aqui e agora, aberto a sentimentos fora do seu planejamento e controle. 

 

Sua virtude: 

 

A qualidade emocional superior da essência do tipo 7 é chamada de SOBRIEDADE. Ela representa o estado em que o indivíduo se encontra plenamente presente, com toda a sua atenção concentrada única e exclusivamente no agora, consciente e sóbrio de tudo o que acontece consigo, sentindo e vivenciando todas as alegrias e as dores em sua profundidade. Como nos movimentos do arqueiro zen, não há pressa, não há antecipação de futuro (pois não existe futuro), não há vontade de fazer nada a não ser o que se está fazendo neste exato momento. 

 

Sua paixão: 

 

Este estado é esquecido pela personalidade e assim surge a GULA, uma voracidade, uma necessidade de provar todas as coisas, experimentar todos os prazeres, todos os planos e todas as possibilidades positivas, pulando apressadamente de uma experiência para outra em um movimento em busca frenética de prazer e de alienação da dor e do medo. 

 

A criança ferida do tipo 7:

 

A criança do Tipo 7 viveu uma experiência dolorosa, um sofrimento grande, provavelmente um perigo de morte que gerou angústia e medo de morrer. Claro que a pessoa Tipo 7 não se lembra de nada doloroso da infância (o inconsciente tende a esconder por conta do tamanho sofrimento). Antes, pelo contrário, só lembra de coisas boas e maravilhosas! 


Mas essa sensação de morte na infância deixou uma sensação de incapacidade: eu não sei lidar com sofrimento. Eu não consigo enfrentar sofrimento! E nesse momento, a criança sentiu-se emocionalmente só. 


Perante o sofrimento, a sensação é: eu não dou conta! Eu vou morrer! E assim, a criança 7 refugiou-se no mundo da imaginação, fugiu para a cabeça, para não entrar em contato com sentimentos, porque sentimento é sinônimo de sofrimento… e sofrimento é sinônimo de sensação de morte. 


Assim, nasce o MECANISMO DE DEFESA da RACIONALIZAÇÃO. Racionalizar é pensar no sofrimento, para não sentir. Racionalizar é explicar, teorizar sobre o sofrimento, inventar desculpas esfarrapadas, arrumar justificações mentais.  

 

Mecanismo de defesa: 

 

RACIONALIZAÇÃO: Este mecanismo atua como se fosse um programa mental extremamente rápido destinado a dar explicações positivas para tudo, sempre de uma forma eloquente e persuasiva. Dessa forma, o tipo 7 se convence de que tudo o que acontece em sua vida te um lado bom, é positivo, evitando assim entrar em contato com qualquer tipo de dor, medo ou frustração que estejam nele escondidos. Essa habilidade de persuadir a sim mesmo parece verdade para ele e também para os outros. É necessário muito trabalho de crescimento para que o 7 tenha acesso, de fato, a seus medos e frustrações inconsciente e os experimente. 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o seu eneatipo