Marco Meda

Marco Meda

Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.

Eneatipo #3: VENCEDOR. REALIZADOR

  1.  É um buscador de superação, sucesso e conquista de metas. Busca PERFORMANCE! É também chamado de REALIZADOR ou MOTIVADORPrima pela vitória e pelo sucesso. É narcisista. É considerado o BEM-SUCEDIDO do Eneagrama!
  2.  
  3. • Animal: Pavão (gosta de aparecer, de mostrar-se).
  4. • Dons de Liderança: Obtenção de resultados.
  5. • Riscos da Liderança: Competitivo, nem sempre disponível, abrupto, esconde sentimentos, excessivo, pouco tempo para relações e impaciente. Muitas vezes VAIDOSO demais.
  6.  

Principais características

 

  • – Tipo ADAPTÁVEL, movido pelo sucesso. 

  • – São pessoas seguras de si, atraentes e encantadoras. 

  • – Ambiciosas, competentes e sempre prontas a agir. 

  • – Podem deixar-se orientar pelo status e pela ideia de progredir na vida. 

  • – Muitas vezes preocupam-se com a própria imagem e com o que os outros pensam a respeito. 

  • – Seus problemas geralmente são a paixão excessiva pelo trabalho e competitividade. 

  •  

Em seu aspecto mais positivo:

 
São pessoas autênticas, que se aceitam como são e de fato representam tudo aquilo que parecem ser: modelos que a todos inspiram. 

 

Sua essência:


O estado de essência da mente superior do tipo 3 chama-se DIVINA ESPERANÇA. Nele, tudo funciona de acordo com as leis universais e de modo independente do esforço de quem faz. Nessa condição mental de muito desenvolvimento e lucidez, uma das principais percepções é de que a força da natureza é quem faz as coisas acontecerem e que isso ocorre em um ritmo pela própria natureza, o qual não pode ser acelerado (por exemplo o crescimento de uma árvore). 

 

Sua personalidade: 

 

Com o desenvolvimento da personalidade, este estado mental superior vai sendo perdido, e no seu lugar aparece uma nova crença, bem mais limitante, chamada de fixação que no Tipo 3 é a VAIDADE. Ele passa a acreditar que as coisas no mundo acontecem única e exclusivamente por meio do seu esforço, da sua ação. Essa ideia se instala fortemente e funciona como um filtro pelo qual ele passa a enxergar a realidade, agindo sempre na busca de comprovar a sua teoria.  

 

A vaidade no tipo 3 faz ele acreditar que é o centro do universo, a pessoa mais importante, aquela que de fato faz a diferença e cuja ausência faz com que as coisas importantes não aconteçam. Ele se torna um centralizador e um realizador, que acredita que os resultados da vida se desenrolam a partir de suas ações e do seu esforço, e não a partir da natureza ou da ação das demais pessoas.  

 

A fim de receber amor e atenção as pessoas do tipo3 acumulam um alto nível de energia para construir e fazer acontecer, buscando sempre o sucesso e o primeiro lugar no final do percurso. 

  

Sua virtude:

 

O estado do coração superior é a VERACIDADE ou VERDADE, na qual você sabe exatamente quem é e essa verdade única é a sua essência espiritual. Com a perda desta veracidade, pouco a pouco os representantes do tipo 3 vão se identificando com a emoção inferior, chamada no Eneagrama de ILUSÃO ou AUTOENGANO. 

 

Sua paixão:

 
A medida que a emoção da ilusão se torna descontrolada e viciada, surge a paixão. O tipo 3 passa a se enganar, acreditando que é a imagem que mostra aos outros, e, de fato, se identifica profundamente com os atributos dessa imagem de sucesso que idealizou. Como a imagem de sucesso depende do meio em que se está e até do momento de vida, a personalidade do tipo 3 se molda continuamente, tomando a forma que for mais adequada para impressionar, atingir o sucesso e fugir da sensação lá no fundo de não saber quem é. 
 

A criança ferida do tipo 3:

 

 A experiência da infância do Tipo 3 é marcada por uma sensação de rejeição emocional. Essa foi a sua primeira experiência afetiva: eu não sou amado. É uma sensação de não ser visto, de não existir, de não receber afeto e atenção de ninguém. É a sensação de estar só, de ser um nada.  

 

O tipo 3 sente-se como um vidro transparente que nem se quer é visto. É a partir desta experiência de infância que se estrutura a personalidade do 3 no Eneagrama. Para não sofrer de novo a rejeição de não ser visto e não se amado, o tipo 3 desenvolve como MECANISMO DE DEFESA o hábito da IDENTIFICAÇÃO.  

 

Ele identifica-se com o papel que os outros esperam dele, assume o papel que melhor convém em cada situação. Correspondendo assim às expectativas dos outros e representando o papel que lhe garante ser visto, aceito elogiado e aplaudido. 

 

Mecanismos de defesa:

 

IDENTIFICAÇÃOA pessoa do tipo 3 nem se quer percebe que está identificada e que assume diversos personagens, pois ela realmente se identifica com eles. É importante ressaltar que a identificação é um mecanismo extremamente veloz e, na maioria das vezes, inconsciente para a pessoa que o utiliza. Não se trata de olhar para alguém, admirá-lo e conscientemente passar a agir, falar, pensar e se vestir como ele no dia seguinte. Trata-se de fazer isso, e nem se dar conta de que está fazendo. Estar diante da pergunta “Quem realmente eu sou?” pode ser um grande divisor de águas na vida de um Eneatipo 3. 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o seu eneatipo