Marco Meda

Marco Meda

Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.

Eneatipo #1: PERFECCIONISTA, REFORMISTA

É um buscador de qualidade, correção e excelência. Busca PERFEIÇÃO! Prima pela qualidade.

 

  • • Animal: Formiga (trabalho duro com regras e hierarquia).
  • • Dons de Liderança: Busca pela excelência no trabalho e na equipe.
  • • Riscos da Liderança: Reativo, muito crítico, defensivo quando criticado, inconsistente na própria ira, muito detalhista, controlador, sempre tem uma opinião e é impaciente. Muitas vezes INTOLERANTE.
  1.  

Principais características

 

  • – Tipo IDEALISTA, seguidor de princípios. 

  • – São pessoas éticas. 

  • – Possuem um senso muito claro do que é certo ou errado. 

  • – São professores! 

  • – Sempre lutam para melhorar as coisas e temem errar. 

  • – Organizadas, ordeiras e meticulosas. 

  • – Tentam viver conforme altos padrões. 

  • – São críticos e perfeccionistas. 

  • – Costumam ter problemas com a impaciência e a raiva reprimida. 

  •  

Em seu aspecto mais positivo:

 
São criteriosas, ponderadas, realistas e nobres.  
 

Sua essência:

 

A ideia mental superior do Tipo 1 é a DIVINA PERFEIÇÃO. É uma compreensão profunda de que cada momento é simplesmente perfeito, de que não há coisas fora do lugar e de que não há erros na natureza ou mesmo nas pessoas. Segundo essa compreensão, as pessoas são perfeitas como são e aquilo que chamamos de erros, defeitos ou falhas existe apenas por conta dos julgamentos baseados em nossos sistemas de crenças pessoais e culturais, ou seja, são conceitos criados, relativos. Assim, o que está certo para uma pessoa e em um lugar pode estar errado para outra pessoa em outro lugar, e está tudo ok.

 

Sua personalidade: 

 

A personalidade do Tipo 1 perde contato com esta ideia essencial de que no universo, a partir de uma perspectiva mais elevada, tudo o que existe é, em essência, correto e justo e todas as coisas são perfeitas. Com isso, ele desenvolve uma crença limitante bastante forte: a fixação chamada de RESSENTIMENTO. Este ressentimento é um pensamento carregado de raiva reprimida e julgamento, que aparece todas as vezes que a pessoa do Tipo 1 vê alguém fazendo algo que ela considera errado, incorreto ou impuro. 

 

Aquilo fica remoendo por muito tempo e, por vezes, não é verbalizado. Assim olham para o mundo e encontram pessoas que transgridem regras e os padrões que ela acredita serem os corretos. Para ele é difícil se esquecer dessa transgressão, que pode ficar durante muito tempo em seus pensamentos. Assim, os mais severos julgamentos e condenações aparecem, sejam eles colocados para fora ou não. 

 

Sua virtude:

 

A virtude do Tipo 1 é a SERENIDADE ou ACEITAÇÃO. É uma compensação emocional, um entendimento do coração de que todas as pessoas e coisas são perfeitas exatamente como são. Não há nada a ser corrigido. É uma profunda calma emocional e uma aceitação dos prazeres do corpo e da vida de forma relaxada, livre de culpas e julgamentos.  

 

Sua paixão:

 

Ao perder contato com esta virtude citada anteriormente, o Tipo 1 desenvolve uma paixão (emoção de qualidade inferior) chamada de IRA. A ira é um estado emocional cheio de raiva reprimida, que se desdobra em explosões ou implosões emocionais carregadas de culpa, críticas e intolerância à imperfeição. Ela surge como uma reação a irresponsabilidade e a falta de compromisso dos outros e é dirigida a si mesmo, como culpado por não ser certo ou fazer as coisas certas nos padrões em que deveriam ser feitas. 

 

A criança ferida do tipo 1:

 

Quando criança, o Tipo 1 sentiu-se na obrigação de se comportar bem. Foi cobrado dela para que ela fosse uma criança bem educada, bem comportada. Foi elogiada por ser assim e interpretou isso como uma cobrança para ter que continuar sendo assim.  

 

Sentiu que os adultos não acreditavam nela, que depositavam expectativas muito altas em cima dela e assim ela foi se sentindo obrigada a se comportar como um adulto, com receio que a achassem irresponsável.  

 

É aqui que começa o Mecanismo de Defesa que chamamos de FORMAÇÃO REATIVA, um hábito mental e depois emocional, que chega no físico, para controlar a irritação, abafar qualquer sinal de raiva.  

 

Mecanismos de defesa:

 

FORMAÇÃO REATIVA. Este mecanismo de defesa do Tipo 1 aparece como uma força contrária a qualquer manifestação do instinto, da parte que mais nos conecta ao mundo animal. São contidos os impulsos ou os anseios e os desejos deste instinto, como a raiva e os impulsos de prazer sexual. Essa força reage e não deixa que os impulsos internos se manifestem, pois eles são julgados incorretos, “maus” e “inadequados”. Trata-se de uma desesperada tentativa de controle dos impulsos corporais que acaba por trazer grandes privações e conflito interno entre julgamento e vontade. 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o seu eneatipo