Marco Meda

Marco Meda

Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.

As principais características dos 9 eneatipos

O objetivo deste artigo é trazer uma descrição básica, porém completa de cada Perfil de Personalidade do Eneagrama. Estamos falando de padrões em níveis médios de consciência. Nem tudo o que será descrito aqui precisa “bater” ou fazer sentido pra você, porém muito do que será descrito nas próximas linhas pode se parecer com você.

  1.  

Eneatipo #8 – PODEROSO 

 

Tipo FORTE e dominador. De inteligência prática. Agressivas e Impulsivas. São pessoas seguras de si, firmes e assertivas. Protetoras, talentosas e decididas. Podem ser também orgulhosas e dominadoras. Por achar que precisam controlar o meio que vivem, mostram-se contenciosas (contestam / discutem) e intimidadoras. Seu maior problema é a dificuldade de compartilhar a intimidade.

 

Eneatipo #9 – MEDIADOR 

 

Tipo DESCOMPLICADO. De fácil convivência. São pessoas constantes, crédulas e receptivas. Bom coração e são fáceis de se contentar. Vão longe demais na disposição de ceder para manter a paz. Exageram na complacência na ânsia de evitar conflitos. Seus maiores problemas são a passividade e a teimosia.


Eneatipo #1 – PERFECCIONISTA

 

Tipo IDEALISTA, seguidor de princípios. São pessoas éticas. Possuem um senso muito claro do que é certo ou errado. São professores! Sempre lutam para melhorar as coisas e temem errar. Organizadas, ordeiras e meticulosas. Tentam viver conforme altos padrões. São críticos e perfeccionistas. Costumam ter problemas com a impaciência e a raiva reprimida.

 

Eneatipo #2 – AJUDANTE

 

Tipo COMPREENSIVO, voltado para o lado interpessoal. São pessoas amigáveis, generosas, empáticas, sinceras e afetuosas. Podem ser sentimentalistas e aduladoras, esforçando-se para agradar os outros a qualquer preço. Sua maior motivação é chegar perto dos demais, fazendo-se necessária. Costumam ter dificuldade de cuidar de si mesmas. Possuem dificuldade de reconhecer suas próprias necessidades.

 

Eneatipo #3 – VENCEDOR

 

Tipo ADAPTÁVEL, movido pelo sucesso. São pessoas seguras de si, atraentes e encantadoras. Ambiciosas, competentes e sempre prontas a agir. Podem deixar-se orientar pelo status e pela ideia de progredir na vida. Muitas vezes preocupam-se com a própria imagem e com o que os outros pensam a respeito. Seus problemas geralmente são a paixão excessiva pelo trabalho e competitividade.

 

Eneatipo #4 – INTENSO

 

Tipo ROMÂNTICO, introspectivo. São pessoas atentas a si mesmas, sensíveis, calmas e reservadas. São emocionalmente honestas e não tem medo de revelar-se como são, mas estão sujeitas a flutuações de humor e inibições. Podem mostrar-se desdenhosas e agir como se não estivessem sujeitas às mesmas leis que os demais. Se esquivam das pessoas por sentir-se vulneráveis e cheias de defeitos. Seus problemas mais comuns são o comodismo e a autocomiseração (compaixão por si mesma).

 

Eneatipo #5 – ANALÍTICO

 

Tipo CONCETRADO, cerebral. São pessoas alertas, perspicazes e curiosas. Conseguem abstrair-se de tudo e concentrar-se no cultivo de ideias mais complexas. Independentes e inovadoras, quando excessivamente dedicadas a seus pensamentos e construtos imaginários. Podem mostrar-se distantes e irritadiças. Seus maiores problemas são o isolamento, a excentricidade e o niilismo (redução ao nada, não existência). Considera que crenças e valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou necessidade de existência.

 

Eneatipo #6 – PRECAVIDO

 

Tipo DEDICADO, que valoriza a segurança. São pessoas esforçadas, responsáveis e dignas de confiança. Podem ser defensivas, evasivas (cheia de desculpas) e muito ansiosas, estressando-se só de reclamar do stress. Costumam ser indecisas e cautelosas. Podem mostrar-se reativas, desafiadoras e rebeldes. Seus problemas mais comuns são a insegurança e a desconfiança.


Eneatipo #7 – OTIMISTA

 

Tipo PRODUTIVO, sempre ocupado. São pessoas versáteis, espontâneas e otimistas. Práticas, brincalhonas e joviais. Podem mostrar-se dispersivas e pouco disciplinadas. Tendem a assumir mais responsabilidades do que podem dar conta. Sua eterna busca de novas emoções pode levá-las a não terminar o que começam, exaustas pelo excesso de atividades. Seus maiores problemas são geralmente a superficialidade e a impulsividade.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre os 9 eneatipos