Marco Meda
Um dos maiores especialistas em Eneagrama do Brasil.
Eneatipo #3: VENCEDOR. REALIZADOR
- É um buscador de superação, sucesso e conquista de metas. Busca PERFORMANCE! É também chamado de REALIZADOR ou MOTIVADOR. Prima pela vitória e pelo sucesso. É narcisista. É considerado o BEM-SUCEDIDO do Eneagrama!
- • Animal: Pavão (gosta de aparecer, de mostrar-se).
- • Dons de Liderança: Obtenção de resultados.
- • Riscos da Liderança: Competitivo, nem sempre disponível, abrupto, esconde sentimentos, excessivo, pouco tempo para relações e impaciente. Muitas vezes VAIDOSO demais.
Principais características
-
– Tipo ADAPTÁVEL, movido pelo sucesso.
-
– São pessoas seguras de si, atraentes e encantadoras.
-
– Ambiciosas, competentes e sempre prontas a agir.
-
– Podem deixar-se orientar pelo status e pela ideia de progredir na vida.
-
– Muitas vezes preocupam-se com a própria imagem e com o que os outros pensam a respeito.
-
– Seus problemas geralmente são a paixão excessiva pelo trabalho e competitividade.
Em seu aspecto mais positivo:
Sua essência:
O estado de essência da mente superior do tipo 3 chama-se DIVINA ESPERANÇA. Nele, tudo funciona de acordo com as leis universais e de modo independente do esforço de quem faz. Nessa condição mental de muito desenvolvimento e lucidez, uma das principais percepções é de que a força da natureza é quem faz as coisas acontecerem e que isso ocorre em um ritmo pela própria natureza, o qual não pode ser acelerado (por exemplo o crescimento de uma árvore).
Sua personalidade:
Com o desenvolvimento da personalidade, este estado mental superior vai sendo perdido, e no seu lugar aparece uma nova crença, bem mais limitante, chamada de fixação que no Tipo 3 é a VAIDADE. Ele passa a acreditar que as coisas no mundo acontecem única e exclusivamente por meio do seu esforço, da sua ação. Essa ideia se instala fortemente e funciona como um filtro pelo qual ele passa a enxergar a realidade, agindo sempre na busca de comprovar a sua teoria.
A vaidade no tipo 3 faz ele acreditar que é o centro do universo, a pessoa mais importante, aquela que de fato faz a diferença e cuja ausência faz com que as coisas importantes não aconteçam. Ele se torna um centralizador e um realizador, que acredita que os resultados da vida se desenrolam a partir de suas ações e do seu esforço, e não a partir da natureza ou da ação das demais pessoas.
A fim de receber amor e atenção as pessoas do tipo3 acumulam um alto nível de energia para construir e fazer acontecer, buscando sempre o sucesso e o primeiro lugar no final do percurso.
Sua virtude:
O estado do coração superior é a VERACIDADE ou VERDADE, na qual você sabe exatamente quem é e essa verdade única é a sua essência espiritual. Com a perda desta veracidade, pouco a pouco os representantes do tipo 3 vão se identificando com a emoção inferior, chamada no Eneagrama de ILUSÃO ou AUTOENGANO.
Sua paixão:
A criança ferida do tipo 3:
A experiência da infância do Tipo 3 é marcada por uma sensação de rejeição emocional. Essa foi a sua primeira experiência afetiva: eu não sou amado. É uma sensação de não ser visto, de não existir, de não receber afeto e atenção de ninguém. É a sensação de estar só, de ser um nada.
O tipo 3 sente-se como um vidro transparente que nem se quer é visto. É a partir desta experiência de infância que se estrutura a personalidade do 3 no Eneagrama. Para não sofrer de novo a rejeição de não ser visto e não se amado, o tipo 3 desenvolve como MECANISMO DE DEFESA o hábito da IDENTIFICAÇÃO.
Ele identifica-se com o papel que os outros esperam dele, assume o papel que melhor convém em cada situação. Correspondendo assim às expectativas dos outros e representando o papel que lhe garante ser visto, aceito elogiado e aplaudido.
Mecanismos de defesa:
IDENTIFICAÇÃO. A pessoa do tipo 3 nem se quer percebe que está identificada e que assume diversos personagens, pois ela realmente se identifica com eles. É importante ressaltar que a identificação é um mecanismo extremamente veloz e, na maioria das vezes, inconsciente para a pessoa que o utiliza. Não se trata de olhar para alguém, admirá-lo e conscientemente passar a agir, falar, pensar e se vestir como ele no dia seguinte. Trata-se de fazer isso, e nem se dar conta de que está fazendo. Estar diante da pergunta “Quem realmente eu sou?” pode ser um grande divisor de águas na vida de um Eneatipo 3.