Eneatipo 08: o PODEROSO

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Bernardinho – considerado por estudiosos como um Eneatipo 08

Descrição do Eneatipo 8: o PODEROSO

É um buscador de controle e de fazer coisas importantes acontecerem. Busca PODER! É também chamado de ESTRATEGISTA ou LÍDER.Prima por controle. É estadista. É considerado o mais CONFRONTADOR do Eneagrama!

  • Animal: Leão (força e poder).
  • Dons de Liderança: Fazer coisas importantes acontecerem.
  • Riscos da Liderança: Controlador, demanda muito, altas expectativas de si mesmo e dos outros, não gosta de ritmo lento, sente-se usado, desdenha das fraquezas e excessivo. Muitas vezes AUTORITÁRIO.

O que domina a Personalidade do Tipo 08:

  • PAIXÃO (vício emocional): Luxúria – uma dinâmica viciada em transbordar energia emocional sem medida, não importando o tamanho da situação ou do estímulo. Essa energia é projetada brutalmente para fora, impactando e intimidando os que se aproximam. O excesso é usado como forma de alavancas força e poder: excesso no impacto, excesso nos momentos, excesso na voz e assim por diante. É uma dificuldade emocional de dosar a própria energia.
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Vingança – pensamento fixado em “dar o troco merecido” para aqueles que cometem supostas injustiças, abusos de poder ou incorrem em mentiras. Esse pensamento é algo natural e justificado para a pessoa do tipo 8, já que em sua visão trata-se apenas de fazer justiça. Essa é uma visão de mundo do tipo “olho por olho, dente por dente”, uma crença de que é justo que as coisas funcionem assim no mundo.
  • MECANISMO DE DEFESANegação – não admissão de qualquer coisa que seja sinal de fraqueza e vulnerabilidade pessoal (erros, doenças, dependências, limites, carências ou emoções de medo e ternura) Essa negação é muitas vezes inconsciente, o que evita que o tipo 08 se dê conta de seu enorme medo de expor seus pontos mais vulneráveis por detrás de sua couraçam rígida.

Quando o Tipo 08 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Inocência – uma percepção emocional de qualidade superior (virtude) desprovida de preconceitos ou reações pré-programadas na interação com os outros e consigo mesmo. A tendência da personalidade do tipo 8 de relacionar-se com as pessoas defendendo-se de supostos ataques – mantendo-se, dessa forma, apegada a um passado de violência, opressão e ataque – dá lugar a uma qualidade de interagir com os outros com o coração de uma criança inocente, totalmente entregue, totalmente desprovida de qualquer traço de violência passada, totalmente vulnerável e confiante, como se fosse, assim, um novo encontro cada momento.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional: VERDADE DIVINA – nesse estado superior da mente, o tipo 08 é capaz de ter uma percepção direta das coisas, desligando-se das inúmeras ideias preconcebidas e preconceitos pelos quais julga a realidade Sua tendência de enxergar e defender somente a sua verdade desaparece e da lugar a uma aceitação das verdades das outras pessoas. Trata-se também de uma percepção de que esse mundo prático e concreto em que vivemos é, na verdade, uma ilusão e uma pequena parte de uma verdade maior, invisível sutil e de muitas dimensões.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *