Eneatipo 07: o OTIMISTA

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Steven Spielberg – considerado por estudiosos como um Eneatipo 07

Descrição do Eneatipo 7: o OTIMISTA

É um buscador de inovação e flexibilidade. Busca PRAZER! É também chamado de ENTUSIASTA.Prima por prazer e inovação. É Generalista. É considerado o mais SONHADOR do Eneagrama!

  • Animal: Macaco (pula de galho em galho, adora se divertir).
  • Dons de Liderança: Inovação e Flexibilidade.
  • Riscos da Liderança: Impulsivo, não focado, rebelde,  evita situações dolorosas, empatia inconsistente pelos outros,  reativo a críticas, racionaliza, não gosta de rotina. Muitas vezes ANSIOSO.

O que domina a Personalidade do Tipo 07:

  • PAIXÃO (vício emocional): Gula – um sentimento viciado e insaciável de querer mais e mais de todas as coisas. Uma vontade de devorar ideias, prazeres mentais, estímulos externos e novidades. Tudo isso ao mesmo tempo. Uma compulsão por diferentes experiências, por querer experimentar de tudo um pouco, mas quase nunca aprofundando-se. A quietude emocional parece um tédio enlouquecedor, pois, com isso, a gula não consegue saciar-se.
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Planejamento ou Imaginação Positiva – uma estratégia de pensamento repetitivo focada em sonhos e ideias de um futuro prazeroso, otimista, onde tudo parece dar excepcionalmente certo. Nesse futuro, não aparecem dificuldades, dores nem tristeza, apenas entusiasmo e prazer. Quanto maior a dificuldade do agora, mais os sonhos se intensificam, atraindo toda a atenção e empolgação da pessoa do tipo 7. Eles parecem tão reais que a vontade de vivê-los é imediata. Trata-se de um mecanismo mental que, impulsionado por múltiplos estímulos mentais, atua também como um dévio de atenção das frustrações e limitações da realidade prática.
  • MECANISMO DE DEFESA: Racionalização – um mecanismo mental para defender-se das sensações de limitações, dores, tristezas, compromissos e frustrações. Trata-se de construir desculpas racionais (história inteligentes e persuasivas) que convencem a si mesmo e aos outros, dando significados positivos a qualquer fato da vida. Tudo parece ter um “lado bom”, mesmo as coisas mais difíceis. Esse convencimento mental é, muitas vezes, inconsciente e evita que o tipo 7 mergulhe de verdade, da cabeça para as profundezas do coração.

Quando o Tipo 07 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Sobriedade (presença) – uma realidade emocional de qualidade superior (virtude) que faz o indivíduo viver profundamente cada coisa que se apresenta em sua vida, sem tentar escondê-la, racionalizá-la ou fugir dela. Um estado de sentir e fazer uma coisa de cada vez, do princípio ao fim, completamente imerso. Toda a sua atenção é focada nessa única coisa, como se nada mais existisse, e essa coisa é o agora, aquilo que se apresenta. Cabeça limpa e pura, coração sóbrio, atitudes moderadas e meditativas.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional: OBRA, PLANO DIVINO (MISSÃO) – uma percepção mental elevada da realidade do cosmos, uma compreensão de que sua vida faz parte de um plano muito maior do que si mesmo, que serve ao propósito da obra divina. Trata-se do entendimento e da aceitação profundos do seu papel nesse plano, atingindo um verdadeiro prazer de entregar-se ao trabalho que for necessário, de acordo com o papel que lhe foi designado, como parte de uma sabedoria maior. A ilusão de que se é o próprio Deus e tornará a sua vida prazerosa do jeito que sua mente planeja dá lugar a uma aceitação e um alinhamento com o planejamento divino.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *