Eneatipo 06: o PRECAVIDO

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Woody Allen – considerado por estudiosos como um Eneatipo 06

Descrição do Eneatipo 6: o PRECAVIDO

É um buscador de segurança, previsibilidade, planejamento e insights. Busca PRECAUÇÃO! É também chamado de GUARDIÃO ou LEAL.Prima por segurança. É legalista. É considerado o mais QUESTIONADOR do Eneagrama!

  • Animal: Canguru(na dúvida, bate!).
  • Dons de Liderança:Insight e Planejamento.
  • Riscos da Liderança: Preocupado, muito comprometido, muito desafiador, não gosta de ambiguidade. Muitas vezes CONTROLADOR.

O que domina a Personalidade do Tipo 06:

  • PAIXÃO (vício emocional): Medo e Ansiedade – o medo aparece como uma paralisação, fruto da sensação de incapacidade perante perigos e desafios. Aparece também como emoção dominante e viciada, acompanhada de uma série de reações corporais: adrenalina, aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, elevação da ansiedade diante do futuro supostamente inseguro. Essa emoção aparece também, maioria das vezes, acompanhada pelos vários mecanismos mentais de Precaução e Antecipação.
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Precaução / Antecipação – uma estratégia de pensamento repetitiva que aparece como um questionamento em relação a tudo e todos para se sentir seguro. É a filosofia do “ver para crer”, do desconfiar até que se prove o contrário. Procura reduzir seu medo e ansiedade querendo saber informações sobre tudo, querendo antecipar o futuro, imaginando os possíveis problemas para se precaver deles. Uma atividade mental intensa, ansiosa e preocupada, que cria muitos cenários mentais de futuro, sempre ao som de vozes internas. Quando imagina o perigo, foge ou reage agressivamente, com arrogância.
  • MECANISMO DE DEFESA: Projeção – tendência de projetor lá fora (nos eventos, nas pessoas e nas coisas) aquilo que está acontecendo interiormente. No caso da dúvida e da insegurança que tem em relação a si mesmo, estas são projetadas e se transformam em dúvida e desconfiança em relação aos outros. O medo do futuro se transforma em medo no futuro de outras pessoas ou, até mesmo, é justificado pelos infinitos eventos perigosos que aparecem na TV. Os piores cenários são imaginados, com a projeção, sempre, do mais negativo de forma catastrófica. O medo e a insegurança que sente dentro de si passam a ser vistos nas outras pessoas, como forma de tornar-se mais protegido deles.

Quando o Tipo 06 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Coragem – um estado emocional superior em que o coração sente a força inabalável que tem dentro de si e, por isso, age a partir dessa força, desse movimento de ação. É um agir pelo coração. É enfrentar a vida como ela é, com o coração aberto.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional:  – um estado mental de total confiança em si mesmo e na vida, sem necessidade de se prevenir ou imaginar cenários. Aliás, não há pensamento no futuro, apenas a vida no presente, com uma enorme clareza mental de que as coisas acontecem como deveriam acontecer e, portanto, não há com o que se preocupar. A mente permanece calma e tranquila.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *