Eneatipo 04: o INTENSO

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Steve Jobs – considerado por estudiosos como um Eneatipo 04

Descrição do Eneatipo 4: o INTENSO

É um buscador de significado maior para as coisas, de um diferencial para si mesmo e da paixão que motiva as pessoas. Busca PROFUNDIDADE! É também chamado de INDIVIDUALISTA.Prima por significado. É personalista. É o ROMÂNTICO do Eneagrama.

  • Animal: Borboleta (contempla o belo, intensidade de cores).
  • Dons de Liderança: Busca da paixão de cada um.
  • Riscos da Liderança: Intenso, autocentrado, “de lua”, entedia-se facilmente, guiado pela culpa, dificuldade de aceitar críticas, retira-se e desilude-se. Muitas vezes CRÍTICO demais.

O que domina a Personalidade do Tipo 04:

  • PAIXÃO (vício emocional): Inveja – comparação emocional. Uma sensação emocional de que algo está faltando e de que, de alguma forma, esse algo se encontra lá fora, em alguém diferente, em um lugar diferente ou em um momento diferente. Segue-se, então, uma comparação com os outros, uma ilusão, que leva à impressão de que os outros têm aquilo de que ele sente falta.
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Melancolia – pensamento repetitivo, fruto de não conseguir ser o que acredita que deveria ser (idealização da imagem do eu). Esse pensamento é seguido de um foco mental nessa sensação de vazio (“Algo está faltando na minha vida”), que se reflete em uma doce tristeza, a qual atrai a compaixão e a empatia dos outros.
  • MECANISMO DE DEFESAIntrojeção – o coração torna-se um leitor, aspirador e processador de sentimentos. As situações são percebidas por meio de uma leitura emocional delas. Os sentimentos lá de fora são trazidos, vividos e interpretados, e aí sim o contexto é “entendido”. A realidade volta-se para o mundo interno dos próprios sentimentos.

Quando o Tipo 04 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Equanimidade (virtude de não se alterar, imparcialidade) ou Equilíbrio Emocional – condição superior de um estado de profundo equilíbrio emocional. O oceano das emoções torna-se um mar sereno e equilibrado. Não há superioridade ou inferioridade entre as pessoas. Existe apenas a diferença.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional: ORIGEM – percepção da mente quando ela está em profundo equilíbrio e clareza. Trata-se da percepção de ser alguém conectado com a fonte única de todas as coisas. É um estar centrado, sentindo-se completo e aparado por essa fonte.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *