Eneatipo 04: o INTENSO

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Steve Jobs – considerado por estudiosos como um Eneatipo 04

Descrição do Eneatipo 4: o INTENSO

É um buscador de significado maior para as coisas, de um diferencial para si mesmo e da paixão que motiva as pessoas. Busca PROFUNDIDADE! É também chamado de INDIVIDUALISTA.Prima por significado. É personalista. É o ROMÂNTICO do Eneagrama.

  • Animal: Borboleta (contempla o belo, intensidade de cores).
  • Dons de Liderança: Busca da paixão de cada um.
  • Riscos da Liderança: Intenso, autocentrado, “de lua”, entedia-se facilmente, guiado pela culpa, dificuldade de aceitar críticas, retira-se e desilude-se. Muitas vezes CRÍTICO demais.

O que domina a Personalidade do Tipo 04:

  • PAIXÃO (vício emocional): Inveja – comparação emocional. Uma sensação emocional de que algo está faltando e de que, de alguma forma, esse algo se encontra lá fora, em alguém diferente, em um lugar diferente ou em um momento diferente. Segue-se, então, uma comparação com os outros, uma ilusão, que leva à impressão de que os outros têm aquilo de que ele sente falta.
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Melancolia – pensamento repetitivo, fruto de não conseguir ser o que acredita que deveria ser (idealização da imagem do eu). Esse pensamento é seguido de um foco mental nessa sensação de vazio (“Algo está faltando na minha vida”), que se reflete em uma doce tristeza, a qual atrai a compaixão e a empatia dos outros.
  • MECANISMO DE DEFESAIntrojeção – o coração torna-se um leitor, aspirador e processador de sentimentos. As situações são percebidas por meio de uma leitura emocional delas. Os sentimentos lá de fora são trazidos, vividos e interpretados, e aí sim o contexto é “entendido”. A realidade volta-se para o mundo interno dos próprios sentimentos.

Quando o Tipo 04 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Equanimidade (virtude de não se alterar, imparcialidade) ou Equilíbrio Emocional – condição superior de um estado de profundo equilíbrio emocional. O oceano das emoções torna-se um mar sereno e equilibrado. Não há superioridade ou inferioridade entre as pessoas. Existe apenas a diferença.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional: ORIGEM – percepção da mente quando ela está em profundo equilíbrio e clareza. Trata-se da percepção de ser alguém conectado com a fonte única de todas as coisas. É um estar centrado, sentindo-se completo e aparado por essa fonte.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

O próximo passo agora é participar de UM CANAL DO TELEGRAM onde você vai aprender com vídeos, dicas de áudio diárias, eBooks etc… como utilizar o Eneagrama no dia-a-dia. Para entrar no Canal do Telegram e entender o seu Eneatipo Todo o conteúdo sobre personalidades, asas, flechas, instintos estão no meu Grupo do Telegram ENEAGRAMA com Marco Meda (clique aqui). Neste grupo você encontra todos os meus vídeos organizados, eBooks com conteúdo exclusivos, bem como ÁUDIOS diários com dicas incríveis sobre o seu desenvolvimento no Eneagrama. Entre já no grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *