Eneatipo 03: o VENCEDOR

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Ayrton Senna – considerado por estudiosos como um Eneatipo 03

Descrição do Eneatipo 3: o VENCEDOR

É um buscador de superação, sucesso e conquista de metas. Busca PERFORMANCE! É também chamado de REALIZADOR ou MOTIVADOR.
Prima pela vitória e pelo sucesso. É narcisista. É considerado o BEM-SUCEDIDO do Eneagrama!

  • Animal: Pavão (gosta de aparecer, de mostrar-se).
  • Dons de Liderança: Obtenção de resultados.
  • Riscos da Liderança: Competitivo, nem sempre disponível, abrupto, esconde sentimentos, excessivo, pouco tempo para relações e impaciente. Muitas vezes VAIDOSO demais.

O que domina a Personalidade do Tipo 03:

  • PAIXÃO (vício emocional): Mentira (autoengano) e Ilusão – sentimento de que é o máximo e de que, de fato, é o personagem de sucesso que criou para interagir com as outras pessoas e conquistar a sua atenção. Engana-se ou ilude-se, acreditando na imagem que criou para si mesmo e escondendo sentimentos reais de não aprovação e de medo do fracasso
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Vaidade – estratégia de pensamento repetitiva que procura fazer com que a imagem do tipo 3 seja sempre bem-vista perante os outros e perante si mesmo. Artimanhas mentais para a autopromoção e estratégias para impressionar os outros por meio da imagem, títulos, sucesso e resultados.
  • MECANISMO DE DEFESA: Identificação – assumo os atributos (comportamentos, pensamentos e estilo) da imagem que acredita ser a bem-sucedida e a mais desejada, acreditando realmente ser tudo aquilo que construiu em busca de aprovação.

Quando o Tipo 03 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Verdade – percepção direta da existência do ser, ou seja, noção de que temos uma essência mais profunda e não precisamos realizar nada ou conquistar nada para termos um lugar ao sol. Percepção de que nosso ser mais profundo é mais importante do que as nossas realizações – uma percepção profunda de que “ser o que eu sou basta”.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional: ESPERANÇA – compreensão de que o tipo não depende só do seu esforço e de que existe um fluxo natural e um tempo para as coisas. Compreensão de que não existe uma pessoa que seja o centro do universo e de que todos somos igualmente parte dele.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *