Eneatipo 02: o AJUDANTE

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Princesa Diana – considerado por estudiosos como uma Eneatipo 02

Descrição do Eneatipo 02: o AJUDANTE

É um buscador de relacionamentos humanos calorosos e de intimidade na prestação de serviços. Busca PRESTEZA! Prima pela afetividade e pelo relacionamento. É altruísta. É considerado o PRESTATIVO do Eneagrama.

  • Animal: Cachorro (fidelidade, precisa de carinho, ajudante).
  • Dons de Liderança: Motivação e prestação de serviços.
  • Riscos da Liderança: Indireto, não fala não, raiva quando é não é apreciado, inconsistente de sus necessidades, muita ênfase nas relações e dá pra receber. Muitas vezes PATERNALISTA.

O que domina a Personalidade do Tipo 02:

  • PAIXÃO (vício emocional): Orgulho – sentimento de que os outros dependem dele e ele, por sua vez, não depende de ninguém. Um sentimento de ser superimportante, indispensável na vida dos escolhidos: “O que seria deles sem mim?”. Esse sentimento se manifesta, também, na dificuldade em admitir suas próprias vontades, necessidades e carências, bem como o cansaço acumulado pela dedicação excessiva de atenção dos outros.
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Adulação (elogio em excesso) – uso constante de incentivos, encorajamentos e elogios como forma de conquistar e ganhar a atenção das pessoas escolhidas como especiais e importantes.
  • MECANISMO DE DEFESA: Repressão – falta de consciência e de atenção em relação às próprias necessidades como forma de não enxergar sua vontade de receber cuidados e atenção dos outros. Trata-se de uma maneira de não se dar conta de suas carências emocionais ou não priorizá-las.

Quando o Tipo 02 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Humildade – reconhecimento emocional das próprias necessidades, do desejo por atenção e do cansaço em fazer coisas pelos outros, abrindo-se para pedir ajuda também. Ver-se como ser humano, e não mais do que isso.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional: LIBERDADE – percepção direta da realidade de que a verdadeira doação é livre e desinteressada, não necessitando de reconhecimento ou criação de vínculo entre o doador e o recebedor. A noção de que a sedição aos outros não exige nenhuma forma de apego faz com que as pessoas tenham liberdade para ter sua própria vida e seus próprios caminhos, sem amarras emocionais.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

O próximo passo agora é participar de UM CANAL DO TELEGRAM onde você vai aprender com vídeos, dicas de áudio diárias, eBooks etc… como utilizar o Eneagrama no dia-a-dia. Para entrar no Canal do Telegram e entender o seu Eneatipo Todo o conteúdo sobre personalidades, asas, flechas, instintos estão no meu Grupo do Telegram ENEAGRAMA com Marco Meda (clique aqui). Neste grupo você encontra todos os meus vídeos organizados, eBooks com conteúdo exclusivos, bem como ÁUDIOS diários com dicas incríveis sobre o seu desenvolvimento no Eneagrama. Entre já no grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *