Eneatipo 02: o AJUDANTE

Se você ainda não leu os 05 artigos anteriores, os links estão aqui embaixo:

  1. O que é o Eneagrama? – clique aqui para ler…
  2. O que é o Tipo do Eneagrama? – clique aqui para ler…
  3. Os Centros de Inteligência do Eneagrama – clique aqui para ler…
  4. As Tríades Centrais do Eneagramaclique aqui para ler…
  5. Os 9 Tipos do Eneagramaclique aqui para ler…
Princesa Diana – considerado por estudiosos como uma Eneatipo 02

Descrição do Eneatipo 02: o AJUDANTE

É um buscador de relacionamentos humanos calorosos e de intimidade na prestação de serviços. Busca PRESTEZA! Prima pela afetividade e pelo relacionamento. É altruísta. É considerado o PRESTATIVO do Eneagrama.

  • Animal: Cachorro (fidelidade, precisa de carinho, ajudante).
  • Dons de Liderança: Motivação e prestação de serviços.
  • Riscos da Liderança: Indireto, não fala não, raiva quando é não é apreciado, inconsistente de sus necessidades, muita ênfase nas relações e dá pra receber. Muitas vezes PATERNALISTA.

O que domina a Personalidade do Tipo 02:

  • PAIXÃO (vício emocional): Orgulho – sentimento de que os outros dependem dele e ele, por sua vez, não depende de ninguém. Um sentimento de ser superimportante, indispensável na vida dos escolhidos: “O que seria deles sem mim?”. Esse sentimento se manifesta, também, na dificuldade em admitir suas próprias vontades, necessidades e carências, bem como o cansaço acumulado pela dedicação excessiva de atenção dos outros.
  • FIXAÇÃO (vício mental / filtro mental): Adulação (elogio em excesso) – uso constante de incentivos, encorajamentos e elogios como forma de conquistar e ganhar a atenção das pessoas escolhidas como especiais e importantes.
  • MECANISMO DE DEFESA: Repressão – falta de consciência e de atenção em relação às próprias necessidades como forma de não enxergar sua vontade de receber cuidados e atenção dos outros. Trata-se de uma maneira de não se dar conta de suas carências emocionais ou não priorizá-las.

Quando o Tipo 02 acessa o seu melhor, o seu Estado Superior a sua Essência:

  • VIRTUDE (percepção emocional superior): Humildade – reconhecimento emocional das próprias necessidades, do desejo por atenção e do cansaço em fazer coisas pelos outros, abrindo-se para pedir ajuda também. Ver-se como ser humano, e não mais do que isso.
  • Dica final para crescimento pessoal e profissional: LIBERDADE – percepção direta da realidade de que a verdadeira doação é livre e desinteressada, não necessitando de reconhecimento ou criação de vínculo entre o doador e o recebedor. A noção de que a sedição aos outros não exige nenhuma forma de apego faz com que as pessoas tenham liberdade para ter sua própria vida e seus próprios caminhos, sem amarras emocionais.

Vídeo

Enfim, espero realmente que esta série de artigos tenha ajudado você a encontrar o seu tipo do Eneagrama e aprofundar-se no mundo do autoconhecimento em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Até o próximo…

VOCÊ PODE LER MAIS…

O que é o Eneagrama?
O que é o Tipo do Eneagrama?
Os Centros de Inteligência do Eneagrama
As Três Tríades Centrais do Eneagrama

Se ainda não fez O TESTE pra descobrir o seu tipo, clique aqui.

Todo este material foi organizado por Marco Meda com base no livro “Eneagrama para Líderes”, bem como nas aulas, vídeos, conteúdo online, e bate papos direto com Nicolai Cursino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *